top of page

IPVA 2024: Qual a alíquota mais cara do Brasil? Quem tem a maior frota? Veja quanto custa o imposto em cada estado

Os boletos do IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) já estão no forno na maioria dos estados brasileiros. E cada uma das unidades da federação cobra um valor diferente de imposto. É a chamada alíquota e que pode variar de 1% a 4% sobre o valor do veículo.

O Brasil tem uma frota de 118 milhões de veículos (118.090.209 até setembro), segundo dados do Ministério dos Transportes. São Paulo tem disparada a maior quantidade de veículos em circulação. São 33 milhões (você não leu errado) de carros, caminhões, ônibus, motos. Para servir de comparação, o estado com mais veículos em segundo lugar é o de Minas Gerais, com 13,3 milhões.

Além da maior frota, São Paulo tem também a alíquota de IPVA mais cara do País ao lado de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Estes três cobram 4% de imposto sobre o valor venal de carros de passeio - que é a maioria em circulação.

Frota de veículos em circulação no Brasil por estado

Para saber o montante que você vai desembolsar, é preciso pegar o valor venal do veículo na tabela Fipe de setembro de 2023 e multiplicar pelo valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio.

Como saber quanto vou pagar de IPVA?

Outra coisa que muda de uma unidade da Federação para outra é que cada Detran define, além da alíquota, as datas e prazos para pagamento e os descontos para pagamento à vista.

A única coisa que é padrão em todos os Estados é a tabela que serve de referência para determinar o valor de cada veículo, que é a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Os dados contidos nela servem de parâmetro para o cálculo do IPVA.