Despachantes de trânsito são importantes para os Detrans e para sociedade?
- sindesptrandf
- 2 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Despachantes são importantes arrecadadores de taxas e impostos da frotas de veículos dos Estados

A atividade de despachante no Brasil chegou junto com o rei Dom João VI e a familia real em 1808. De lá pra cá a atividade de despachante vem ajudando a sociedade nas mais diversas áreas nas quais existam burocracias para serem desembaraçadas nos órgãos públicos brasileiros.
Nos dias atuais o despachantes de trânsito são agentes externos dos Detrans , semelhantes aos seus servidores do quadro das Autarquias e importantes arrecadadores de taxas e impostos da frotas de veículos dos Estados, com mão de obra especializada e qualificada a custo zero aos Estados, Distrito Federal e municípios.
O Despachante de trânsito vem sendo ameaçados e excluídos desde 2020 devidos as mudanças tecnológica do sistema dos Detrans brasileiros sem a inclusão da categoria nessas mudanças.
Segundo a presidente do Sindicato dos despachantes de trânsito do DF Sindesptran, Maria de Jesus, o despachante de trânsito necessita de uma legislação que lhe garanta a reserva de mercado exclusiva aos que são os operadores qualificados a exercer a referida atividade profissional. Inserir o despachante no Código brasileiro de trânsito (CTB) é a segurança da qual precisamos para o exercício das nossas atividades como já estão as Autos Escolas, as Clínicas de renovação de CNH e outros. Como não há segurança jurídica, o mercado é invadido por pessoas sem cursos que as qualifiquem e sem registro nos Detrans nesse segmento, e algumas empresas como por exemplo: revendedores de automóveis, algumas empresas de T I, empresas terceirizadas de vistorias (ECVs), concluiu Maria de Jesus. Ainda assim a presidente pondera que o Sindesptran tem buscado várias alternativas possíveis em conjunto com a Federação dos nacional dos despachantes (Fenadesp), para a segurança jurídica da atividade de despachante no DF e por consequência nos outros estados da federação.
Por: LR Moreira 02/05/23








Comentários